O clareamento dental é um tratamento estético realizado pelo cirurgião dentista que utiliza produtos à base de peróxidos que agem na superfície externa dos dentes removendo pigmentos extrínsecos, que são pigmentos que os dentes adquiriram ao longo dos anos e podem ser potencializados pela luz.
Podem ser classificados em caseiros ou realizados no consultório.
Clareamento caseiro é aquele realizado com uma moldeira de silicone que é um dispositivo que copia a forma dos dentes e internamente é aplicado o gel que promove a remoção de manchas. Dura em média duas semanas.
O clareamento dental feito em consultório é utilizado um gel à base de peróxido e pode ser potencializado com luz. Este tipo de clareamento é realizado normalmente em duas sessões que devem ter intervalos de 5 dias entre elas. Normalmente conseguimos minimizar a dor através de barreiras gengivais aplicadas cuidadosamente, dessa forma podemos controlar o espalhamento do gel clareador.
Os dois tipos de clareamento tem ótimos resultados e a escolha da melhor técnica vai depender da avaliação do dentista para poder indicar qual a melhor para cada paciente. Muitas vezes as duas técnicas podem ser indicadas.