O que diferencia a faceta dental das lentes de contato dental é a espessura da lâmina confeccionada além da quantidade de desgaste necessária na superfície do dente para a instalação do laminado (como é chamada a fina camada de porcelana).
Quando o desgaste dentário é maior e as lâminas mais volumosas chamamos de facetas dentais. Se o procedimento tiver um desgaste menor e lâminas mais finas chamamos de lentes de contato dental, e somente o cirurgião dentista poderá decidir qual o tratamento mais indicado.
O que são Lente de Contato Dental ou Facetas Dentais?
Lente de contato dental, é o nome dado a uma fina camada de porcelana que será capaz de modificar o formato e ou a cor do dente.
As indicações podem variar conforme a queixa estética específica de cada paciente e podemos conferir algumas indicações na abaixo:
Realizadas para alterar a forma de dentes conóides ou muito pequenos em relação aos dentes vizinhos.
Para corrigir dentes de pacientes com sorriso gengivoso, que fizeram cirurgia estética periodontal.
Corrigir pequenos desalinhamentos.
Pacientes que fizeram o clareamento dental e ainda estão insatisfeitos com a cor dos seus dentes.
Insatisfação com a harmonia dos dentes.
Para corrigir manchas permanentes no esmalte dentário.
Como o procedimento é feito?
Logo na primeira consulta, o dentista irá analisar a queixa do paciente e fará os registros necessários para que ele tenha o tratamento mais adequado. São fotos, vídeos, escaneamentos, impressões além de análise detalhada dos dentes e condições periodontais.
Existem softwares específicos utilizados durante o planejamento, pois através deles é possível criar desenhos e modelo dos dentes, onde será realizado todas as modificações planejadas. A partir das informações contidas no protótipo gerado confeccionamos o mock up que é um dispositivo que serve como test drive estético.
Com as definições estéticas individuais feitas e aprovadas pelo paciente no mock up chega a hora dos preparos dentais, escaneamento detalhado e confecção das lentes.
Com a cópia perfeita da boca do paciente, o dentista terá o modelo para que as lentes de contato sejam confeccionadas. Com o avanço tecnológico, hoje já é possível conseguir lentes com resistência, cor e textura semelhante ao esmalte do dente.
Com tudo pronto partimos para a cimentação. O processo é feito dente a dente através de cimentos resinosos além da adesão da lâmina ajudam a deixar todo o processo muito mais seguro.
Finalmente o profissional irá remover os excessos e identificar possíveis ajustes antes de terminar o processo.
Após todo o procedimento, o dentista irá te orientar sobre a manutenção, cuidados e retornos ao consultório.
Grande parte dos pacientes chegam ao consultórios com muitas dúvidas sobre o procedimento, e ter informações sobre o tratamento é muito importante, reservar tempo para conversar com o seu dentista sobre todo o processo envolvido é fundamental sobre o sucesso do procedimento.